Manteigas


A Câmara Municipal de Manteigas vai promover, entre sábado e o dia de Carnaval, quando a região da Serra da Estrela costuma receber milhares de visitantes, a XXII Expo Estrela - Mostra de Actividades e Feira de Artesanato, com o objectivo de atrair visitantes e de dinamizar a economia local.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia, referiu na conferência de imprensa de apresentação do certame, realizada na sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, que a Expo Estrela conta com a participação de 59 expositores de artesanato, comércio, indústria, serviços e associativismo, sendo 36 do concelho e 23 oriundos de outros pontos do país.
De acordo com o autarca, trata-se de um evento “da máxima importância” para o concelho, que implica custos de cerca de 40 mil euros. O programa da Expo Estrela também inclui um roteiro gastronómico junto dos restaurantes aderentes, actividades de animação e um desfile de Carnaval, que será realizado a partir das 15:00 horas de terça-feira, dia de Carnaval. Em relação à animação musical do certame, José Manuel Biscaia referiu que, este ano, a organização privilegiou grupos locais. “A prata da casa está em representação elevada, em termos de cultura e de animação, com 7 grupos do concelho”, observou. O programa inclui, entre outros, concertos com a Orquestra de Sopros “Música Nova” e da banda The Sweet Childreen (pelas 21.30 horas de sábado), pela banda Boa União - Música Velha e banda Funk Pop Music (21.30 horas de domingo) e com a banda Enjoy! e Mónica Ferraz (22.00 horas de segunda-feira, dia 16 de Fevereiro).
No encontro com os jornalistas, José Manuel Biscaia reconheceu ainda que o evento anual, que nos últimos anos tem sido realizado no Mercado Municipal, está a precisar da sua renovação ao nível da “fórmula”, situação que está a ser tratada pela comissão organizadora. Sobre este assunto, o vice-presidente da autarquia de Manteigas, José Manuel Saraiva Cardoso, indicou que está a ser ponderada a realização de mais eventos ao longo do ano, no espaço multiusos da Fábrica do Rio, que tem capacidade para acolher certames com cerca de 50 expositores. “Temos vindo a verificar que há uma concentração excessiva de eventos nesta altura do Carnaval em toda a corda da Serra da Estrela e nem sempre com produtos diferenciadores”, observou.
A abertura oficial da XXII Expo Estrela - Mostra de Actividades e Feira de Artesanato está marcada para as 11.00 horas de sábado, seguindo-se a abertura da exposição “Quando o coração pinta”, de Fáty Leitão, na Sala de Exposições do Centro Cívico.