Manteigas - Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela


A ASE - Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela vai organizar um encontro sobre Turismo de Montanha. O evento está marcado para amanhã, 23 de Janeiro, às 10.00 horas, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas.
Aberto a todos os cidadãos, este encontro pretende desenvolver propostas para um turismo de montanha para ser praticado todo o ano, envolvendo as populações à volta da Serra.
Em comunicado a ASE refere que o “turismo na Serra da Estrela é um dos meios cujas potencialidades poderão gerar dinâmicas empresariais e catapultar a região para níveis de desenvolvimento muito mais atraentes internacionalmente”.
No entender desta associação “o turismo, na Serra da Estrela, tem vivido ao sabor da neve (importante, diga-se, mais do que se possa imaginar), das passagens do ano e dos carnavais. Mesmo quando não há neve arranja-se maneira de a inventar porque as unidades hoteleiras precisam de ocupação máxima, nem que para o efeito se venda gato por lebre”.
Para inverter esta situação a ASE refere que “é preciso ter iniciativas capazes de gerar controvérsia para que as melhores decisões sejam tomadas e possamos seguir em frente com a garantia de um melhor futuro, principalmente para os jovens”.
A ASE critica a falta de verdadeiros estudos sobre o turismo para a Serra da Estrela, pois o que existe “são análises sobre o turismo na Serra, as suas potencialidades e os meios necessários e fundamentais para o divulgar, nomeadamente as plataformas da informação ou a aposta nos Destination Management Company (DMC), Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”.