Manteigas


Dando seguimento a outros congressos já realizados sobre a Medicina de Hipóxia e treino de atletas em altitude, a Clínica Médica do Exercício do Porto (CMEP) e a Universidade da Beira Interior (UBI) vão realizar o II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia, em Manteigas, nos dias 15, 16 e 17 de Junho. A vila de Manteigas será o centro de uma abordagem aprofundada sobre a temática e os benefícios clínicos da Medicina de Hipóxia, num Congresso que junta professores e investigadores da área, bem como atletas de alta competição.
O evento terá início no dia 15 de Junho com um workshop sobre o tema da Avaliação Cardio-Pulmonar dado pelo Dr. Jaime Milheiro, Director Clínico da Clínica Médica do Exercício do Porto e Director Clínico Adjunto do Comité Olímpico de Portugal. No dia seguinte, no Centro Cívico de Manteigas, a convenção com o conteúdo científico apresenta vários painéis que vão da Fisiologia da Hipóxia e de Experiências de Centros de Altitude a outras temáticas como Doenças de Altitude, Vivências de atletas, alpinistas e treinadores, terminando com Hipóxia, Rendimento e Bem-estar. De entre os mais de 15 oradores, o II Congresso Internacional de Medicina de Hipóxia contará, entre as presenças internacionais, nomeadamente com Carmen Calderón Soto, actualmente Chefe dos Serviços Médicos do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Sierra Nevada (Espanha), María Antonia Nerín Rotger, Directora da Associação de Medicina de Montanha JR Morandeira-CUEMUM e presidente da Sociedade Espanhola de Medicina y Auxílio em Montanha (SEMAM) e Verónica Rainone, médica argentina que chefiou várias expedições (Kilimanjaro, M. Kenya, Toubkal, Manaslu, Annapurna, Everest, Lhotse e Antártida). No panorama nacional, marcam presença nomes como Gomes Pereira, Director Clínico do Comité Olímpico de Portugal, Ana Sousa, professora assistente convidada do ISMAI, Pedro Amorim, investigador dos efeitos de hipóxia no Hospital Santo António, João Beckert, responsável clínico do CAR do Jamor, Ricardo Silvestre, coordenador do programa altitude do CAR do Jamor, André Guimarães, responsável pela Sala de hipóxia Everest da CMEP, Paulo Pires, director da Armada Portuguesa de Trai, e vários atletas e treinadores: Armando Teixeira (trail), Rui Sousa (ciclismo), Emanuel Silva (canoagem), Miguel Nascimento (natação), Rudi Bernardo (triatlo), Pedro Guedes (alpinismo) e Vítor Baía (parapente). O último dia, 17 de Junho, conta com um conjunto de actividades de montanha. Estando Manteigas em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a região mais elevada em Portugal Continental, os participantes e acompanhantes poderão escolher entre Trail Running (Corrida em Montanha), caminhada (Trekking), Escalada e ainda voo de parapente. Todas as actividades serão devidamente acompanhadas por profissionais especializados. De 15 a 17 de Junho, aquele que será o maior evento nacional sobre a temática pretende realizar uma abordagem única sobre a medicina de Hipóxia.
O evento tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, Comité Olímpico de Portugal, IPDJ e todas as Federações dos atletas e treinadores envolvidos.