Manteigas | Vale de Amoreira


O consumo e uso abusivo de água em Vale de Amoreira, no concelho de Manteigas, obrigou a autarquia local a denunciar a situação.
“A empresa Águas do Vale do Tejo tem vindo a alertar o Município de Manteigas para consumos e usos abusivos de água em Vale de Amoreira, que poderão pôr em causa o abastecimento regular à população durante o verão”, explica a Câmara Municipal numa nota que foi tornada pública na última semana.
De acordo com o documento “tem-se registado um gasto excessivo de água durante a noite e madrugada, não condizente com o padrão habitual de consumo, e que não é reflectido nos contadores dos consumidores”.
A Câmara Municipal e a Águas do Vale do Tejo incrementaram os níveis de fiscalização em que já foram detectadas “as secções da rede onde os consumos têm vindo a ocorrer com maior frequência”.
A autarquia presidida por Flávio Massano lembra que “o aquecimento global coloca-nos desafios importantes, nomeadamente, no abastecimento de água às populações”. E acrescenta: “Não é tolerável, sendo inclusivamente punível, a utilização abusiva e indevida de um recurso tão precioso como é a água (tratada para consumo humano)”.
A Câmara Municipal de Manteigas promete “continuar a acompanhar e monitorizar esta situação com toda a atenção”.