Manteigas - orçamento para 2020


A Câmara de Manteigas aprovou, na reunião do dia 30 de Outubro, a proposta de orçamento municipal para 2020, no valor de sete milhões de euros.
O orçamento para o ano 2020 foi aprovado, por maioria, com os votos a favor do Presidente da Câmara Esmeraldo Carvalhinho e da Vice-Presidente da Câmara Célia Morais e, com a abstenção do Vereador José Biscaia e da Vereadora Irene Paixão dos Santos e, o voto contra do Vereador José Manuel Cardoso.
As Opções do Plano, a proposta de Orçamento acompanhada do Mapa de Pessoal, para o ano de 2020, vão ser discutidos na próxima reunião da Assembleia Municipal.
Esmeraldo Carvalhinho explicou que o orçamento para 2020 aumentou cerca de um milhão de euros relativamente ao de 2019. O autarca considera que as propostas incluídas no orçamento para 2020 têm como objectivo uma maior atractividade turística e contribuir para maior qualidade de vida aos cidadãos do concelho.
Em 2020, o executivo presidido por Esmeraldo Carvalhinho quer continuar a valorizar o património e a promover o território com projectos de recuperação de espaços públicos e urbanos e com a aposta em novos projectos como é o caso da ligação por via mecânica entre Manteigas e as Penhas Douradas. Para estudos de viabilidade técnica e financeira deste projecto, o município destina uma verba de dez mil euros. O orçamento para 2020 também integra verbas para a eficiência energética, nomeadamente a substituição de todas as lâmpadas por tecnologia Led e para a execução de um projecto que visa a melhoria da qualidade das habitações.
Esmeraldo Carvalhinho quer que em 2020 avance o concurso público para concessão da licença de exploração de uma unidade de engarrafamento de água.
A finalização do Centro de Energia Viva de Montanha, que pretende que evolua para Centro de Ciência Viva, é outro dos objectivos para 2020.