Manteigas


A Assembleia Municipal de Manteigas reconheceu o trabalho que a Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) tem vindo a promover na defesa da Serra da Estrela, anunciou a colectividade. Na edição de Dezembro de 2015 da revista ZIMBRO, a ASE refere que recebeu um ofício remetido pelo presidente da Assembleia Municipal de Manteigas, onde é referida uma moção sobre o lançamento da Grande Rota do Zêzere e um voto de louvor pelo trabalho de preservação do património natural e cultural desenvolvido pela Associação que “mereceram a unanimidade dos votos daquele órgão autárquico”.
“O reconhecimento da Assembleia Municipal de Manteigas ao trabalho da ASE é significativo e revela que o rumo que temos seguido estará no caminho certo e é motivo de regozijo para todos quantos têm pugnado pela defesa dos valores naturais da Serra da Estrela. No entanto, tal voto de confiança não nos deve esmorecer dos objectivos que originaram a criação da nossa Associação; manter uma vigilância permanente contra os malefícios que intentem contra o património natural, cultural e patrimonial, do maior maciço montanhoso do país; propor soluções para a sua defesa, através de medidas que garantam a sustentabilidade dos seus ecossistemas, e a garantia de que a melhoria das condições de vida dos seus residentes será o melhor desígnio para assegurar a gestão dos seus recursos”, refere a direcção da ASE presidida por José Maria Saraiva. E acrescenta: “Os momentos não têm sido fáceis e será assim que se anunciam os próximos tempos. A Serra da Estrela precisa de muitos amigos para contrariar tendências muito negativas que têm vindo a ser promovidas na procura de interesses que desprezam a Serra da Estrela”.