Manteigas


A Câmara Municipal de Manteigas vai organizar entre os dias 10 e 13 de Fevereiro mais uma edição da ExpoEstrela que inclui no cartaz espectáculos musicais com Mafalda Arnauth, David Antunes & The Midnight Band e Amor Electro. O certame anual, a realizar na Praça Municipal de Manteigas inclui artesanato, comércio, indústria, serviços, gastronomia e animação. O evento, promovido pelo Município de Manteigas e pelo Secretariado da ExpoEstrela, visa dinamizar o tecido socioeconómico e divulgar o concelho de Manteigas e a região, na época de Carnaval, altura em que a Serra da Estrela recebe milhares de visitantes. A época do Carnaval “é, certamente, o momento em que mais visitantes temos nesta zona do país”, com a existência da neve e da montanha, disse o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, na conferência de imprensa de apresentação da edição 2018 do certame, realizada na sexta-feira, dia 26 de Janeiro. Segundo o autarca, a ExpoEstrela, que conta com cerca de 50 expositores, pretende, acima de tudo, “promover e divulgar aquilo que de melhor se faz em Manteigas” ao nível do comércio, da indústria, do artesanato, dos serviços, etc.
A ExpoEstrela tem um orçamento “entre 70 a 71 mil euros”, referiu o autarca, assumindo que em relação aos anos anteriores foi feita uma redução de custos, mas “sem retirar qualidade e conforto aos expositores” presentes no evento anual. O objectivo da autarquia é “fazer mais e melhor e com menos dinheiro”. Aliás, indicou que este ano, o certame vai ter outro modelo de implantação no espaço da Praça Municipal que garanta maior comodidade e conforto aos expositores e também aos visitantes. A organização também decidiu “dignificar a entrada de acesso ao espaço”. “É nossa vontade conseguirmos uma alteração significativa para melhor”, referiu, considerando que o certame anual é a actividade mais importante “no que diz respeito à promoção económica do concelho de Manteigas”. Esmeraldo Carvalhinho disse ainda que a Praça Municipal é o local mais indicado para continuar a acolher o evento “enquanto não tivermos um local mais amplo, mais adequado à realização deste tipo de actividade”. Um novo espaço que acolha grandes eventos “há-de ser pensado”, assegurou, reconhecendo que Manteigas “necessita de um espaço para esse efeito”. O presidente da Câmara Municipal assumiu que “brevemente” surgirão perspectivas de construção e de definição de “um espaço mais agradável e mais adequado para esta actividade e outras”. “Havemos de ter essa possibilidade, assim os financiamentos o permitam. Essa é uma aspiração que queremos cumprir”, rematou.
O programa da edição 2018 da ExpoEstrela começa no sábado, dia 10 de Fevereiro, pelas 10.30 horas, com uma arruada pela Banda Boa União - Música Velha. Segue-se, pelas 11.00 horas, a abertura oficial do certame. Pelas 15.00 horas haverá animação pelo Grupo de Percussão de Valhelhas e, uma hora depois, na Biblioteca Municipal Dr. José David Lucas Batista será feita a apresentação do livro “A Lã e a Neve”, de Ferreira de Castro. Releituras, Travessias e Metamorfoses, edição da Biblioteca da Universidade da Beira Interior. À noite, às 22.00 horas, começa um espectáculo musical com a Banda Boa União - Música Velha & Mafalda Arnauth. No dia 11 de Fevereiro, domingo, pelas 10.00 horas, haverá uma arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários e, pelas 15.00 horas, animação pelo Grupo de Concertinas Águias Vermelhas. Para as 16.30 horas está agendado o espectáculo de teatro “Sons da Natureza” e, pelas 22.00 horas, começará um espectáculo da Orquestra de Sopros “Música Nova” & David Antunes & The Midnight Band. Na segunda-feira, dia 12 de Fevereiro, o programa inclui, pelas 16.00 horas, animação pelo Grupo Ritmo Popular e, às 21.30 horas, um espectáculo da banda Amor Electro, seguido de Baile de Carnaval e de Concurso de Máscaras. No último dia da ExpoEstrela, 13 de Fevereiro, Dia de Carnaval, o programa inclui, pelas 10.30 horas, uma prova de queijo Serra da Estrela e de licores e animação pelo Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho. Pelas 15.00 horas, as ruas de Manteigas recebem um Desfile de Carnaval, com a participação da população, de instituições e dos alunos do Agrupamento de Escolas. O encerramento da ExpoEstrela está agendado para as 19.00 horas.