Eleições estão marcadas para o dia 5 de Setembro


O actual presidente da Federação Distrital do PS da Guarda, José Albano Marques, apresentou, na sexta-feira, dia 4 de Julho, a sua recandidatura ao cargo, com o lema “Guarda Maior, Consolidar o Futuro!”. José Albano Marques justifica a recandidatura com o objectivo de pretender dar continuidade ao projecto de liderança iniciado em 2008. “Hoje, o PS tem mais força no distrito” e “está mais unido do que nunca”, garantiu o candidato, na conferência de imprensa de apresentação da sua candidatura, realizada numa unidade hoteleira da cidade.
As eleições para a Federação Distrital do PS da Guarda estão marcadas para o dia 5 de Setembro e o candidato espera ser reconduzido no cargo para dar continuidade ao projecto que quer sair vitorioso nas eleições legislativas de 2015 e nas eleições autárquicas de 2017. “Ganhar mais Câmaras Municipais é uma aposta que pretendemos ganhar em 2017”, disse, lembrando que sob a sua liderança, o partido conseguiu “retirar a maioria das Câmaras Municipais ao PSD” e tem actualmente 7 autarquias.
O dirigente, que assegura liderar “um projecto abrangente”, também deseja a vitória do PS nas eleições legislativas do próximo ano para o partido “recuperar o deputado perdido” nas anteriores, pois o distrito da Guarda tem actualmente 3 deputados do PSD e um do PS. Garante que para tal acontecer, o PS contará, no lugar de candidatos a deputados, com “os valores da terra e do distrito”.
Na corrida à Federação Socialista da Guarda, José Albano Marques disse contar com o apoio dos 7 presidentes de Câmara do distrito, da maioria dos presidentes das concelhias, de muitos coordenadores da JS e da estrutura das Mulheres Socialistas. “Espero vir a merecer a confiança de todos os militantes do distrito da Guarda”, augura o candidato que já iniciou um percurso de reuniões e de contactos por todos os concelhos do distrito, para “esclarecer todos os militantes e simpatizantes” sobre as ideias da sua candidatura.
A candidatura de José Albano Marques tem o autarca de Seia, Carlos Filipe Camelo, como Mandatário Distrital e o ex-Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, como Director Distrital de campanha.
Carlos Filipe Camelo disse na conferência de imprensa que a candidatura de José Albano Marques tem “raízes assentes” nos 14 concelhos do distrito e assume-se como “um projecto inclusivo”.
Santinho Pacheco referiu que depois do trabalho feito pelo actual dirigente e recandidato à liderança da Federação Socialista, “não faz sentido, na Guarda, haver a apresentação de qualquer outra candidatura alternativa”. “Esta é uma candidatura que continua a ter o mesmo objectivo: trabalho com as pessoas e com as estruturas. Neste projecto «Guarda Maior» queremos ser apoiantes e intervenientes num processo de desenvolvimento que o José Albano tem protagonizado”, disse.