Almeida


Os lobos são suspeitos de terem morto ovelhas, burros, porcos e vacas nas localidades de Amoreira e de Cabreira, no concelho de Almeida. Os ataques, registados nos últimos tempos, estão a preocupar os proprietários dos animais e outros agricultores da região que exigem medidas para evitar a ocorrência de novos casos.
Só na área da União de Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira ocorreram ataques de lobos que resultaram na morte de 13 ovelhas, 3 burros, um porco do campo e uma vaca, de acordo com Luís Fonseca, vice-presidente da Junta de Freguesia. O autarca referiu que, nos últimos tempos, os ataques “têm ocorrido todas as noites”. “Os lobos estão quase a entrar dentro das aldeias. Os terrenos e os barracões (onde já ocorreram casos) circundam as casas das aldeias”, acrescentou. Segundo Luís Fonseca, a situação preocupa os cidadãos e a Junta, referindo que “as pessoas queixam-se que ficam sem os animais e não são indemnizadas pelo justo valor”. O autarca já informou a Câmara Municipal de Almeida do sucedido “porque parece que se protege unicamente um animal e se esquece o resto”.
Na semana passada, os lobos são suspeitos de terem morto animais que se encontravam em propriedades agrícolas das aldeias de Amoreira e de Cabreira. Na Quinta da Tapada Grande, perto da Cabreira, o ataque resultou na morte de 8 ovelhas e de uma burra pertencentes a Isilda Nércio. “Tive um prejuízo muito grande, tudo para cima de 1.500 euros”, calcula a mulher. Na vizinha aldeia de Amoreira, os lobos causaram a morte a 5 borregos que o agricultor Luís Monteiro tinha num barracão, nos arredores da povoação. O homem contabiliza que o prejuízo total ronde os 750 euros. “Foi a primeira vez que me aconteceu uma coisa destas. Eu tenho perto de 600 ovelhas que dormem no campo. Estão numa vedação e estão guardadas pelos cães, mas temo que eles se metam lá e me causem mais prejuízos”, disse. Ambos os agricultores comunicaram o sucedido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Os ataques dos lobos também estão a preocupar Maria da Conceição, residente em Amoreira, por temer que as 32 vacas adultas e novilhas da sua exploração possam ser atacadas. A mulher disse que, na semana passada, foram vistos três lobos perto da aldeia e os donos de animais já não dormem descansados. “Nós precisamos de uma protecção de alguém, do Governo, da Câmara de Almeida ou da Junta de Freguesia, porque isto não pode ser. Nós não somos contra o lobo, somos é contra que o lobo ande a vadiar e contra nós”, disse, referindo que o lobo é uma espécie animal protegida por lei.
Maria da Conceição admite a possibilidade de os agricultores do concelho de Almeida fazerem uma exposição ao Governo dando conta do seu descontentamento pela situação, uma vez que, para além de Amoreira e Cabreira, o problema também preocupa os habitantes de localidades como Peva, Freixo, Mesquitela, Junça, Azinhal, Nave de Haver, Malhada Sorda e Freineda.