Assembleia Municipal da Guarda


A Assembleia Municipal da Guarda aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação ao Instituto Politécnico da Guarda, pela aprovação do Laboratório Colaborativo em Logística – CoLAB LOGIN.
O voto de congratulação foi apresentado, na Assembleia de 27 de Abril, pelo deputado do PS, Miguel Borges, por considerar que o CoLAB LOGIN ajudará “a desenvolver o primeiro porto seco do país”, a instalar na Guarda, e contribuirá para a fixação de jovens qualificados e para a criação de emprego no território.
O projecto CoLAB LOGIN foi aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com um financiamento de 1,3 milhões de euros e integra multinacionais do sector que, em conjunto com académicos do Instituto Politécnico da Guarda, irão investigar as redes e os fluxos logísticos da região da Guarda e de todo o país com o exterior.
A Assembleia Municipal também aprovou um voto de louvor à deputada e ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e ao executivo municipal presidido por Sérgio Costa, pela instalação na Guarda do futuro Centro Europeu de Competências para a Inovação Social.
Esta proposta foi apresentada pelo deputado do PS, Virgílio Bento, sendo aprovada por maioria, com 45 votos a favor, 12 contra e 15 abstenções.
No seguimento da aprovação da candidatura apresentada ao programa de apoio à rede de teatros e cineteatros do país, que foi contemplada com uma verba de 800 mil euros, Pedro Nobre, deputado do PSD, apresentou um voto de louvor a Vítor Afonso, coordenador do Teatro Municipal da Guarda. Esta proposta acabaria por ser reformulada passando a incluir também toda a equipa do Teatro Municipal da Guarda, sendo aprovada por maioria, com 60 votos a favor e 16 abstenções.
A Assembleia Municipal também aprovou a moção de Cláudia Guedes, deputada do CDS-PP, tendo em vista a criação de um festival de teatro amador no concelho da Guarda. Neste ponto, o presidente da autarquia, Sérgio Costa, lembrou a importância de “fazer política com os de cá”, dando conta de que “temos bons grupos no concelho, como o Aquilo Teatro, Gambozinos e Peobardos - Grupo de Teatro da Vela, Hereditas…”
Cláudia Guedes deixou ainda uma recomendação para que a Câmara Municipal promova anualmente uma Feira Regional dos Enchidos.
A proposta do deputado do PS, Miguel Borges, sobre a descentralização da cultura em que propunha a atribuição de apoios financeiros aos equipamentos culturais de Famalicão da Serra e de Gonçalo, foi rejeitada com 49 votos contra, 14 a favor e 13 abstenções.