Guarda | Manteigas
O COA – Comité Organizador Arciprestal Guarda/Manteigas vai realizar uma Vigília de Oração, estre sábado, 25 de Março, às 21.00 horas, na Sé da Guarda. Esta Vigília de oração é mais um passo rumo à Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023
A iniciativa também vai acontecer à mesma hora noutros pontos da diocese e do país, de maneira a unir os jovens em oração.
Na Diocese da Guarda também estão anunciadas Vigília de Oração em Paços da Serra (Gouveia); Igreja de São Pedro (Trancoso), Igreja do Colmeal da Torre (Belmonte).
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
A JMJ Lisboa 2023 terá lugar de 1 a 6 de Agosto, em Lisboa.
Antes da semana da Jornada Mundial da Juventude acontecem os “Dias nas dioceses”. Trata-se de um encontro que antecede a semana da JMJ e que consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país e, nalguns casos, nas dioceses de países vizinhos. Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou em casas de famílias.