Assembleia Municipal da Guarda


A última Assembleia Municipal da Guarda, que decorreu no dia 25 de Fevereiro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, começou com um minuto de silêncio, em pé, “em homenagem aos que já faleceram” na guerra da Ucrânia.
O presidente da Assembleia Municipal, José Relva, sublinhou a preocupação em relação à situação que se está a viver na Ucrânia depois do avanço das tropas da Rússia, na madrugada de 24 de Fevereiro.
O deputado do PS, Pedro Pinto, aproveitou o início da reunião para distribuir folhas A4 com a bandeira da Ucrânia, por todos os eleitos presentes que tiraram uma fotografia colectiva, mostrando assim a solidariedade da Assembleia Municipal da Guarda “para com o povo da Ucrânia”.
O problema da guerra na Ucrânia também foi abordado pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, referindo que nenhum dos presentes “gostaria de ter começado o dia de hoje desta forma, mas, infelizmente, é o sinal dos tempos de alguma loucura da luta pelo poder que anda pelo mundo fora e, pior do que isso, pela nossa Europa, aqui bem perto”. E acrescentou: “Esperemos dar um sinal de esperança e de conforto e de muito apoio aos nossos 1.500 militares que já foram mobilizados para acompanharem, esperamos que por agora só acompanharem, a guerra, que está já a decorrer”.
Sérgio Costa espera que conflito “tenha um fim próximo e que a diplomacia e que a paz mundial prevaleça sobre as loucuras de alguém que insiste em governar apenas no poder, pelo poder e pelo dinheiro do gás e do petróleo”.
Recorde-se que, na última quinta-feira, 24 de Fevereiro, a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades.