Guarda


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço promove, de 16 a 20 de Março, a “Semana da Leitura”, durante a qual decorrerão diversas iniciativas ligadas ao livro e à leitura.
A semana começa com “Ponto por Ponto Lê-se o Conto!!”, uma actividade que permite uma experiência de leitura que explora os sentidos, através do cheiro, dos sabores, dos sons e das texturas. A partir da história “O Livro Negro das Cores”, de Menena Cottin, as crianças são levadas a descobrir o mundo das pessoas invisuais e a perceber o sistema de escrita Braille. A iniciativa tem o apoio da ACAPO e tem lugar nas Bibliotecas Escolares do 1º e 2º CEB, nos dias 16, 18, 19 e 20.
Ainda no dia 16, a Associação Artística Andante apresenta, na Sala Tempo e Poesia, o espectáculo de teatro e promoção da leitura “Quem quer ser Saramago”.
No dia 17, Cristina Paiva orienta o ateliê “A leitura em voz alta”, destinado a animadores, técnicos de biblioteca, educadores de infância, estudantes, professores, atores, etc.
Nos dias 18 e 19 contam-se contos para miúdos e graúdos. A contadora de histórias Bru Junça vem, à Sala do Conto da BMEL, dar a conhecer o seu “Conto por ponto”. Ainda no dia 18, às 18.00 horas, as histórias são para pais e filhos.
Por fim, a entrega de prémios do “V Concurso de Contos”, aos vencedores de cada ano de escolaridade, encerra a Semana da Leitura. Tal como anteriormente divulgado, “Palavras do Mundo” foi o tema dado aos alunos, do 4º, 6º e 9º ano das escolas do concelho da Guarda, para o concurso deste ano. Esta iniciativa conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.