Guarda


A sessão solene de entrega de Certificados do Programa Adaptar Social+ às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Guarda, no dia 1 de Fevereiro, contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A iniciativa foi promovida pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Guarda, no âmbito do V Encontro de Instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Distrito da Guarda, que se realizou no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
O Programa tem em vista o apoio na adaptação dos equipamentos sociais, na alteração dos métodos de organização do trabalho, de relacionamento com os utentes, familiares e outros, às condições que garantam a implementação das medidas preventivas de contágio da Covid-19 face às recomendações das autoridades competentes estabelecidas no contexto da pandemia.
A Secretária de Estado reconheceu o papel e dedicação dos colaboradores das IPSS presentes pela “forma como se entregam ao outro e pela forma como garantem o bem-estar daqueles que são, efectivamente, os mais vulneráveis da nossa sociedade”.
No distrito da Guarda, foram ministradas formações no âmbito do Programa Adaptar Social +, sob a coordenação da União Distrital das IPSS da Guarda, em mais de duas centenas de instituições, tendo sido formados cerca de 520 profissionais em diferentes áreas.