Guarda
Santos Populares comemorados nos Bairros da cidade

A Câmara Municipal da Guarda está a promover um projecto denominado “Santos do Bairro |8 Noites 8 Bairros” que visa dinamizar os bairros urbanos da cidade, reforçando a tradição e o espírito de união entre a população. A iniciativa decorre de 21 a 28 de Junho, tendo como ponto alto uma festa de encerramento, no dia 29 de Junho, na Praça do Município.
Os Bairros da cidade que abraçaram este projecto são o Bairro do Pinheiro, Alfarazes, Lameirinhas, Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, S. Vicente, Sequeira e Bonfim que, durante esse período, dinamizarão o seu bairro com várias actividades baseadas na tradição. Cada Bairro terá uma noite específica de destaque como um baile alusivo aos Santos Populares, onde será também apresentada a sua “Boneca de Cristal” que estará sujeita a concurso, avaliada por um júri constituído para o efeito.
No dia 29 de Junho a iniciativa encerra com um mega convívio com todos os Bairros participantes e população da Guarda, na Praça do Município. Um programa apelativo, com feira tradicional e com envolvimento de associações locais, restaurantes para proporcionarem a degustação de vários petiscos da época, animação musical, aulas de dança e um baile popular. Naquele dia serão lançadas centenas de balões de S. João e anunciado publicamente o Bairro vencedor do concurso “A Boneca de Cristal”, que receberá um prémio da autarquia.
O programa “Santos do Bairro, 8 Noites 8 Bairros” começa no dia 21 de Junho no Bairro do Pinheiro. Seguem-se Alfarazes (dia 22), Bairro das Lameirinhas (dia 23), Bairro da Luz (dia 24), Póvoa do Mileu (dia 25), São Vicente (dia 26), Sequeira (dia 27) e Bairro do Bonfim (dia 28). No dia 29 de Junho realiza-se a festa de encerramento, na Praça do Município. Entre 21 e 24 de Junho, haverá actividades da Associação Equestre da Guarda.