Segurança


Polícias do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, em colaboração com Polícias da Polícia Nacional de Espanha, estão a palestras de sensibilização direccionadas a todos os alunos finalistas da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Escola Secundária da Sé e da Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda.
A viagem de finalistas do ensino secundário, que acontece geralmente uma vez por ano, na altura das férias da Páscoa, tem como principal destino o Sul de Espanha.
“Com o objectivo de contribuir para um maior e melhor conhecimento dos jovens nestas idades sobre os riscos associados a estas viagens, todos os anos, a Polícia de Segurança Pública realiza a operação Viagem de Finalistas”, explica a PSP em comunicado.
A PSP da Guarda pretende alcançar os cerca de 300 alunos finalistas das escolas com ensino secundário da cidade da Guarda e “assim prevenir os mesmos para os riscos associados aos seus comportamentos e às celebrações que praticam durante a viagem de finalistas, normalmente devido ao consumo excessivo de álcool e produtos estupefacientes”.
A presença e o apoio da Polícia Nacional de Espanha pretende participar e contribuir no reforço desta sensibilização pela primeira vez, assenta no âmbito da cooperação policial transfronteiriça entre a PSP e a Polícia de Espanha, que surgiu da parceria assumida entre as duas instituições, ao abrigo do programa “Comissárias Europeias”, que conta já com mais de 10 anos de existência realça a mesma fonte.
As acções começaram esta quarta-feira, dia 6 de Março, no Auditório dos Serviços Sociais de Acção Social do Instituto Politécnico da Guarda, para os finalistas da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Escola Secundária da Sé e continuam hoje, 7 de Março, para os finalistas da Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda.