pacodacultura

Nos meses de Agosto e de Setembro


A Câmara Municipal da Guarda elaborou um programa de animação de Verão 2014, denominado “A Guarda por si”, que inclui actividades organizadas pelo Município e por outras entidades, numa dinâmica de colaboração e envolvência. O programa, que visa “proporcionar animação na cidade”, inclui espectáculos musicais, venda de livros, exibição de filmes, feiras de antiguidades e de artesanato, arte urbana, caminhadas e actividades desportivas.
De 1 de Agosto a 13 de Setembro vai ser promovida a iniciativa “Noites do Paço”, a realizar nos Claustros do Paço da Cultura, onde serão presentados novos valores da música (grupos e DJ’s). De 2 a 7 de Agosto, nos Claustros do Paço, será também realizada a iniciativa “Leituras de Verão”, das 15.00 às 23.00 horas, contemplando a vertente de venda de livros e actividades de promoção do livro e da leitura. Também haverá maratonas de leitura, apresentação de livros e leituras encenadas para diversos públicos, entre outras actividades. Nos dias, 7, 14, 21 e 28 de Agosto, haverá “Curtas (A)gosto - Cinema ao ar livre no Museu da Guarda”, uma actividade desenvolvida pelo Cineclube da Guarda, que contempla a apresentação de curtas-metragens portuguesas no pátio interior do Museu.
A 3 de Agosto, 7 de Setembro e 5 de Outubro, realiza-se a Feira de Antiguidades e nos dias 8, 9 e 10 de Agosto, 13 e 14 de Setembro, será realizada a Feira Livre de Artesanato. Estas actividades são promovidas pela Agência Para a Promoção da Guarda, com o objectivo de promover e de dinamizar o centro histórico da cidade. No dia 19 de Agosto a Guarda será palco da transmissão do programa “Verão Total” da RTP e durante a emissão será apresentado o vencedor do concurso “Bolo de Cristal” promovido pela Câmara Municipal. No mesmo dia, haverá uma actividade de arte urbana.
A 23 e 24 de Agosto e a 27 e 28 de Setembro serão realizadas “Caminhadas com História” no Centro Histórico e ao Castro do Tintinolho, que visam divulgar o património histórico e patrimonial junto de residentes e de visitantes. No sector desportivo, no dia 30 de Agosto, as Piscinas Municipais recebem a iniciativa “Urban Sunset” e durante os meses de Agosto e de Setembro haverá actividades no Jardim José de Lemos, com o envolvimento de vários ginásios da cidade.
São parceiros da Câmara Municipal da Guarda no programa “A Guarda por si” a Agência Para a Promoção da Guarda, o Centro Cultural da Guarda, o Cineclube da Guarda, o Museu da Guarda, o Atelier 33, a Associação 1056, o Aquilo Teatro, o Grupo Gambozinos e Peobardos e o Instituto Politécnico, entre outros.