Guarda


O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, esteve na quinta-feira, dia 30 de Abril, na cidade da Guarda, onde inaugurou a segunda edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), promovida pela Câmara Municipal. No discurso inaugural do certame, Pedro Passos Coelho reconheceu o sucesso da feira ao afirmar: “Esta iniciativa, parece-me, é um sucesso desde já”. Referiu ainda tratar-se de uma iniciativa “ousada” que aposta no turismo, um sector que é importante para a economia de ambos os lados da fronteira. “É possível qualificar ainda mais a oferta turística e a procura e ter um impacto mais significativo no emprego”, afirmou, referindo que a FIT “coloca o melhor que temos nos dois lados da fronteira ao serviço de uma maior qualificação e procura do turismo”. O Chefe do Governo indicou que em 2014 o sector do turismo em Portugal teve “o melhor ano de sempre” e que os dados dos primeiros meses de 2015 “apontam ainda um número muito positivo”.
Pedro Passos Coelho referiu também que o país está a fazer um caminho de recuperação e que a economia deve crescer este ano 1,6%. “Nós sabemos que a economia espanhola tem estado a recuperar muitíssimo bem. Nós estamos também a fazer um caminho de recuperação muito sensível. A economia portuguesa deverá este ano crescer pelo menos 1,6%. É a nossa expectativa”, declarou. Afirmou que a expectativa de crescimento é “prudente” porque não tenciona “entusiasmar em excesso” os cidadãos com estes números, mas acredita ser possível que “a economia venha a crescer um pouco mais do que isto, mas julgamos que este é um número perfeitamente possível de atingir”.
Em relação ao futuro, o Primeiro-Ministro afirmou que, depois dos sacrifícios dos últimos anos, os próximos possam ser olhados “como anos de grande oportunidade”. Se o país deseja um futuro “não de desequilíbrio, mas que assegure financiamento, não de dívida, mas de financiamento saudável” então é necessário “pensar bem nos projectos”, construindo “cada investimento, cada projecto, como se não tivéssemos mais recursos” para qualquer outra aplicação, defendeu.
Na inauguração da FIT, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, agradeceu ao Primeiro-Ministro “em nome da Guarda” e “de todos os territórios do chamado arco do Interior”, a coragem para fazer a reforma da água, “há muitos e muitos anos adiada”. Uma reforma que considerou “da solidariedade, a verdadeira solidariedade entre os espaços regionais”. Álvaro Amaro também evidenciou a coragem de Pedro Passos Coelho por instalar na Guarda a futura sede social da empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo. “Isto sim, são factos, e não apenas, muitas vezes, bons discursos que todos podemos proferir. Essa coragem que alimenta a esperança”, declarou.
O autarca falou depois do certame, considerando “que esta Feira Ibérica de Turismo tenha que ser, deva ser, esta ideia, este projecto, possa ser abraçado por outras instituições do Estado”. “A coragem que pusemos na primeira edição, a coragem que pusemos em mobilizá-la para a segunda edição, com praticamente o dobro dos expositores, o dobro da área, o dobro daquilo que foi porventura aquilo que inicialmente imaginávamos, mas nós queremos envolver ainda mais e queremos senhor Primeiro-Ministro ser abraçados neste projecto pelas instituições e neste caso por estes departamentos do Turismo em Portugal”, afirmou Álvaro Amaro, lembrando que a Guarda fica equidistante entre Lisboa e Madrid e tem potencialidades para atrair os muitos turistas que anualmente se deslocam a Salamanca, no lado de lá da fronteira.