Guarda


O Núcleo Regional da Guarda da Associação Ambientalista Quercus tem uma nova direcção que é liderada por Bruno Almeida (presidente), José Barbosa (vice-presidente), André Barbosa (tesoureiro), Filomena Afonso (secretária) e Pedro Cardoso (vogal).
No ano em que a Associação comemora o seu 30.º aniversário a nova direcção tem por objectivos encontrar formas de potenciar a participação dos cidadãos, nomeadamente nas causas ambientais, intervir junto das entidades competentes para a resolução do problema de poluição do troço final do rio Diz bem como de outros casos de poluição de água; acompanhar a situação das minas de urânio abandonadas; e da central nuclear de Almaráz, em Espanha, já fora do tempo de vida mas ainda em actividade; e a remoção de amianto de edifícios. Pretende continuar com algumas iniciativas realizadas já em anos anteriores, tais como, “Quercus à conversa”, “Pedale pelo Ambiente”, saídas de campo no âmbito do programa Ciência Viva no Verão e do Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves, participação nos “Dias Europeus do Sol”.
A nova direcção do Núcleo Regional da Quercus também tenciona realizar vários workshop’s temáticos e executar o 1.º Concurso de Cozinha Solar dirigido a alunos do distrito da Guarda em estreita colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e cujas inscrições estão a decorrer até ao dia 28 de Fevereiro.
A nova direcção pretende igualmente responder a qualquer solicitação que lhe seja dirigida por parte de escolas, de entidades, de municípios ou dos próprios cidadãos.