Ensino


O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai lançar uma nova licenciatura em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, em resposta à crescente procura no mercado de profissionais especializados no tratamento de dados recolhidos em massa, para a operacionalização de serviços inteligentes e direccionados aos utilizadores. É a primeira licenciatura nesta área na região Centro e a segunda a nível nacional. O curso será leccionado a partir do ano lectivo de 2022/2023 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ESTG do IPG.
A licenciatura prevê a concepção de planos para a recolha de dados e a sua optimização através da inteligência artificial, em unidades curriculares como Robótica Inteligente, Engenharia de Software ou Programação para a Ciência de Dados. O curso incide também sobre o “Deep Learning”, uma forma de inteligência artificial que mimetiza em computadores os processos através dos quais o ser humano adquire determinados tipos de conhecimento, com recurso a múltiplos algoritmos que analisam dados de profundidade variada.
Paulo Vieira, investigador e coordenador da licenciatura, considera que “a junção das áreas da ciência de dados com a inteligência artificial possibilita a criação de serviços cada vez mais especializados e a parametrização de algoritmos, que ajuda as empresas na tomada de decisões de gestão”. Adianta também que “com a acelerada transformação digital, há cada vez mais empresas e organizações à procura de profissionais formados em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A formação superior nesta área é uma vantagem competitiva no mercado global.”
O novo ciclo de estudos, acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, é a quinta licenciatura criada pelo IPG em três anos. Junta-se aos cursos já lançados em Mecânica e Informática Industrial, em Biotecnologia Medicinal, em Desporto, Condição Física e Saúde e em Gestão do Turismo e da Hospitalidade.