Guarda


“Era uma vez… o CENTRO da MOCIDADE PORTUGUESA na Guarda – memórias de um graduado ” é o título da brochura de António A. Nabais Caldeira, editada pelo “GUIÃO – Centro de Estudos Portugueses”.
A apresentação terá lugar no Solar dos Póvoas, onde o Centro da Mocidade Portuguesa funcionou, e que actualmente é a Sede Executiva da Junta de Freguesia da Guarda, no próximo dia 4 de Março, pelas 18.00 horas.
Trata-se de um testemunho pessoal, que passa em revista o período 1965/1974, tendo como pretexto o Centro da Mocidade Portuguesa, feito com o propósito de ajudar a preencher o que o autor acredita ser “uma lacuna deixada por outros trabalhos editoriais, coligindo factos e documentos que contribuam para uma melhor compreensão, desideologizada e descomplexada, do que foi a Mocidade Portuguesa”.
A brochura aborda a evolução regulamentar por que passou a Mocidade Portuguesa, a qual assumiu, a partir de 1971 [DL 486/71 de 8 Novembro] o carácter de associação nacional de juventude, de inscrição voluntária, e, sobretudo, o percurso adoptado na Guarda e a partir da Guarda.