Guarda


As corporações de bombeiros e as equipas de sapadores florestais do concelho da Guarda vão ser apoiadas com mais de meio milhão de euros, pela Câmara Municipal da Guarda.
Os números foram avançados pelo Presidente da Câmara, no rescaldo da última reunião, onde foi aprovado por unanimidade a atribuição de 100 mil euros de apoios ordinários às associações humanitárias do concelho - Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra - e de 80 mil euros às equipas de sapadores florestais - duas de Fernão Joanes, uma de Valhelhas e outra da da AcriGuarda.
Sérgio Costa explicou que “se formos juntar aquilo que é o apoio às equipas de sapadores florestais, aquilo que foi o apoio às associações de bombeiros, aquilo que é o apoio para os equipamentos de protecção individual e aquilo que é o apoio, os tais 50% das Equipas de Intervenção Permanente, das oito que a Guarda tem, tudo isto somado é um montante superior a meio milhão de euros”.
O autarca deu ainda conta de que a Câmara Municipal decidiu ainda financiar a aquisição dos equipamentos de protecção individual para os novos bombeiros da corporação de Famalicão da Serra, a única que formou novos elementos em 2022. Explicou que a autarquia terá o mesmo procedimento quando as corporações da Guarda e Gonçalo tiverem novos bombeiros.
Sérgio Costa disse que, este ano, a Câmara da Guarda aumentou o apoio financeiro para as corporações de bombeiros e para as equipas de sapadores florestais. E explicou: “não há nenhum município na região que tenha ou que dê estes apoios”.
De acordo com o autarca, Guarda é, actualmente, na região Centro, “o município que mais Equipas de Intervenção Permanente tem e está no pódio a nível nacional”.
Para Sérgio Costa a atribuição de um apoio anual superior a meio milhão de euros é “um ponto muito importante”, porque a autarquia está a “ajudar à subsistência dessas associações”.