Animação de Natal


Este ano, o Madeiro do Natal da Guarda, que até agora era aceso na Praça Velha, no Largo da Sé Catedral, vai ficar junto da Igreja da Misericórdia, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, na última reunião do executivo, realizada na segunda-feira, dia 24 de Novembro. A alteração não agrada aos vereadores do PS que discordam da ideia, por quebrar a tradição natalícia.
De acordo com Álvaro Amaro, o Madeiro não vai ser aceso na Praça Velha por ali ser instalada uma tenda que vai acolher uma pista de gelo e actividades inseridas no programa “Guarda - A Cidade Natal”. “O que me é dito é que, tecnicamente, era muito difícil, com uma tenda de 600 metros quadrados, fazer lá o Madeiro”, referiu. Disse que, por parte do executivo, “há um respeito total por esta tradição natalícia”, mas teve que ser encontrada outra opção. “Nós vamos fazer o Madeiro, porventura, mesmo em cima da passadeira em frente à Igreja da Misericórdia”, referiu, indicando que no dia 24 de Dezembro, durante a tarde, quando a fogueira será acesa, haverá animação no local. Por outro lado, assegura que se cumpre a tradição católica porque “está em frente a uma Igreja”. “Está perfeito, na minha opinião. Respeita a tradição, como é nosso objectivo”, disse aos jornalistas.
O autarca reconhece que, ficando o Madeiro junto da Misericórdia, a escassos metros de distância da Praça Velha, haverá até a possibilidade de as pessoas fazerem a ligação entre os dois locais. “Vamos, no Natal, dar mais vida, ainda, a dois pontos que fazem parte do coração da cidade. Vamos ver se resulta”, acrescentou.
O vereador socialista José Igreja criticou a opção da Câmara em retirar o Madeiro da Praça Velha, lembrando que, apesar de não ser um costume muito antigo, já fazia parte da tradição da cidade e, na tarde do dia de Consoada, era um local de encontro e de convívio entre as pessoas. “As pessoas vêm de Lisboa, de Coimbra ou do Porto, e paravam ali em conversas com outras que já não viam há alguns anos. Dão um abraço e bebem um Porto. Tirá-lo dali, vai ser uma fractura. Nós, PS, gostaríamos que fosse ali”, disse. José Igreja sugeriu ainda, à maioria que lidera a autarquia, a possibilidade de ser encontrada uma solução técnica relacionada com a colocação de um painel que permitisse “estar no lado de lá o gelo [a tenda que vai ter uma pista de gelo] e no lado de cá o fogo”. “Deixo este pensamento. Nos gostaríamos de manter a fogueira lá”, disse, reconhecendo que junto da Igreja da Misericórdia, não é longe, mas existe a tradição na Praça Velha.
Álvaro Amaro reconheceu que, de facto, o Madeiro é “um ponto de reencontro” das pessoas da cidade, mas referiu as dificuldades técnicas para poder manter a fogueira naquele local.
Na mesma reunião do executivo, foi também aprovada, por maioria, com a abstenção dos dois vereadores do PS, a proposta de prestação de serviços para animação de Natal.