Guarda


O Instinto Politécnico da Guarda (IPG) está a promover um curso de nadador-salvador, integrado no plano nacional de formação do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).
O curso, tem sido promovido de dois em dois anos e é uma organização conjunta da UTC de Desporto e Expressões da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto e do Departamento de Desporto da Câmara Municipal da Guarda.
Nesta 3.ª edição apresentaram-se ao exame de admissão 28 candidatos, tendo sido admitidos 22 formandos, entre alunos do curso de Desporto do IPG e técnicos desportivos de Câmaras e Juntas de Freguesia do distrito da Guarda. O curso encontra-se a funcionar no edifício das Piscinas Municipais da Guarda e tem a duração de um mês com mais de 100 horas de formação.
De referir que neste curso os alunos aprendem técnicas de salvamento e segurança em praias, rios e piscinas, contribuindo para que a escassez de nadadores salvadores que se fez sentir no último ano, seja cada vez menor. Segundo a Professora Natalina Casanova, docente da ESECD/IPG, este curso “ tem sido uma mais-valia para os alunos que pretendem ser professores de actividades aquáticas”.