Guarda – Escola Superior de Tecnologia e Gestão


O IPG - Instituto Politécnico da Guarda está disponível para apoiar os alunos que tenham interesse em candidatar-se ao programa StartUP Voucher, que tem como objectivo promover o desenvolvimento de projectos inovadores. Na Guarda a sessão de divulgação do StartUP Voucher 2019, decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, no dia 31 de Outubro.
Na ocasião, o vice-presidente do IPG, Carlos Rodrigues disse que esta instituição de ensino superior apoia “fortemente” este tipo de iniciativa, pois poderá contribuir para a criação de emprego e para a fixação de pessoas naquela região do Interior do país.
De acordo com o IAPMEI, desde 2016 que o referido programa já apoiou a criação de “perto de uma centena de empresas” e algumas delas estão “muito bem lançadas” e “vão dar um bom sucesso”.
O IAPMEI divulgou o mais recente programa StartUP Voucher 2019, no âmbito de um ‘roadshow’ que para além da Guarda passou por Setúbal, Bragança, Tomar e Coimbra.
O StartUP Voucher é uma das medidas da StartUP Portugal – Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, que dinamiza o desenvolvimento de projectos empresariais que se encontrem em fase de ideia, promovidos por jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, através de diversos instrumentos de apoio disponibilizados ao longo de um período de até 12 meses de preparação do projecto empresarial.
Com uma duração entre quatro a 12 meses, o programa proporciona aos participantes um apoio financeiro, através de bolsas, no valor mensal de 691,70 euros, sendo que, no máximo, poderão ser atribuídas duas bolsas a cada projecto empresarial.
As candidaturas ao StartUP Vouher 2019 decorrem em contínuo até Novembro de 2020, sendo a próxima ‘cut-off date’ no dia 26 de Novembro.
A submissão de candidaturas ao programa é feita exclusivamente através de uma plataforma digital que está disponível no ‘site’ do IAPMEI.
A acção que decorreu na Guarda foi dinamizada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, sobretudo alunos e professores do IPG.