Guarda


O incêndio que teve início na zona da Quinta do Pombo, na Guarda, esta segunda-feira, 18 de Julho, obrigou ao corte de trânsito no troço do IP5 entre Alvendre e Porto da Carne, na estrada municipal que serve a localidade de Alvendre, bem como na A25 entre Guarda e Celorico da Beira.
O fecho do troço do IP5 e da estrada municipal que serve a freguesia de Alvendre e de acesso ao IP5, no sentido descendente, aconteceu pelas 15.30 horas, o que obrigou ao desvio do trânsito pela Estrada Nacional 16 e pela auto-estrada A25.
A A25 também esteve cortada em ambos os sentidos, entre os nós de Guarda e de Celorico da Beira, desde as 18.00 horas, tendo sido apenas reaberta às 22.00 horas. O trânsito foi desviado para a Estrada Nacional 16.
Durante a tarde de segunda-feira, as chamas atingiram três viaturas na aldeia de Alvendre e destruiram um armazém agrícola.
O fogo começou pelas 14.13 horas, desta segunda-feira, numa zona de mato, na zona da Quinta do Pombo (Zambito), junto da cidade da Guarda, progredindo muito rapidamente em direcção da aldeia de Carapito e da freguesia de Alvendre.
No combate às chamas estiveram envolvidos mais de duas centenas de operacionais, auxiliados por dezenas de viaturas e cinco meios aéreos.
O incêndio foi dado como dominado às 23.45 horas de segunda-feira. Na manha desta terça-feira ainda se encontravam no local, 147 operacionais apoiados por 38 meios terrestres.