Centro de Estudos Ibéricos


A Exposição “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2022” será inaugurada esta sexta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 18.00 horas, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. Na mesma ocasião também será lançado o Catálogo que decorre da 11ª edição do concurso que o Centro de Estudos Ibéricos promove desde 2011.
As imagens submetidas ao “Transversalidades” pelos 700 participantes oriundos de mais de 70 países reafirmam a importância qualitativa e quantitativa que o concurso tem vindo a granjear, sendo reconhecido como um dos principais concursos de fotografia a nível nacional.
A fotógrafa chinesa Xiu Liu foi a grande vencedora de 2022 com o portfólio intitulado “Fairyland in Dream”, numa edição que premiou fotógrafos de 9 nacionalidades (China, Espanha, Irão, Bangladesh, Índia, Turquia, Vietnam, Itália e Alemanha).
A exposição reúne os portfólios vencedores e está organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.
A mostra faculta uma viagem por amplas e diversas geografias e permite ler e interpretar as paisagens naturais, económicas, sociais e culturais representativas de distintos contextos dos cinco continentes e como os atuais processos de reestruturações percorrem todas as regiões do mundo, incluindo as mais recônditas e os espaços fronteiriços mais marginais. Os olhares cruzados lançados a partir de diferentes pontos do globo mostram arcaísmos e inovações, sinais de continuidade e de mudança que percorrem tanto as metrópoles mais populosas como as áreas rurais mais longínquas a braços com um impiedoso despovoamento.