Clube Escape Livre retoma evento desportivo de grande tradição


A prova conhecida por Rali da Guarda, que entre 1988 e 2006 foi a bandeira desportiva e de divulgação do distrito para o resto do país, vai regressar à cidade mais alta no próximo ano, por iniciativa do Clube Escape Livre, da Câmara Municipal e do Banco BIC. No fim-de-semana de 3 a 5 de Julho de 2015 irá decorrer a prova, que foi apresentada em conferência de imprensa, na segunda-feira, dia 1 de Dezembro, na Câmara Municipal da Guarda.
O Clube Escape Livre retoma, no próximo ano, um evento de grande tradição que tem como ponto de partida o concelho da Guarda e sai à descoberta das potencialidades turísticas da região. O Rali da Guarda foi, durante quase 20 anos, o evento desportivo que chamou ao distrito da Guarda os relações públicas das marcas automóveis, jornalistas, pilotos, organizadores e muitas outras personalidades relacionadas com o mundo automóvel. A ideia do Clube Escape Livre era simples e resultou sempre com lotação esgotada: um percurso de estrada que, ao longo dos primeiros 14 anos, percorreu cada um dos concelhos do distrito com os seus monumentos e paisagens, aliado a uma prova de maneabilidade e outra de slalom, destinadas a encontrar o vencedor desportivo. Porém, foi o convívio e a forma de receber pelo Clube e pela cidade que marcou tão vasto leque de participantes. De acordo com os promotores, o Rali Banco BIC Guarda 2015 promete “retomar o melhor da tradição do Rali da Guarda, mantendo um percurso de estrada e uma prova de maneabilidade para definir o vencedor, mas irá inovar em vários aspectos e incluirá acções de patrocinadores que, a seu tempo, serão divulgadas”.
Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, “a história do rali que o Clube iniciou em 1988 é tão forte e as memórias de quantos por aqui passaram são tão boas que a decisão de retomar a iniciativa foi fácil. É certo que a adesão inicial dos patrocinadores ajudou e acreditamos que ainda vamos reunir mais apoios de forma a ter uma grande festa do automóvel na Guarda”. O evento aceitará 50 equipas e, segundo o responsável, a organização tem “a ambição de fazer aquilo que já fazíamos, mas ir mais longe”. Referiu tratar-se do regresso de uma prova “que irá movimentar a Guarda de uma forma importante”.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, registou com agrado o regresso do Rali, que será mais um “motor” na atracção de gente à cidade da Guarda e a toda a região, dinamizando a economia local e levando o nome da cidade a outras paragens. Segundo o autarca, o Rali insere-se num conjunto de actividades da próxima “época de Verão”.
Filipe Cerdeira, responsável pela agência da Guarda do Banco BIC congratulou-se com o regresso do Rali da Guarda e com a importância da parceria estabelecida com as outras entidades envolvidas.
O Rali Banco BIC Guarda 2015 tem o apoio do Turismo Centro de Portugal e da Câmara da Guarda, para além de um grande leque de patrocinadores, com o Banco BIC em destaque. A SPAL, uma das principais referências nas porcelanas a nível nacional e internacional, vai ser a empresa responsável pela criação e produção do troféu a entregar ao vencedor do Rali.