O PAN - Pessoas - Animais - Natureza, da Guarda, aplaude a aceitação da Providência Cautelar interposta pela QUERCUS com vista à cessação imediata do abate de dezenas de cedros na Avenida Cidade de Salamanca e garante que continuará a encetar esforços para que a referida cessação se torne definitiva.

“Tendo manifestado a sua oposição e apelado ao executivo municipal da Câmara Municipal da Guarda para que não desse início ao abate de cedros, o PAN Guarda tem estado, desde a primeira hora, a articular sinergias com a QUERCUS e o grupo alargado de cidadãos que tem manifestado o seu descontentamento perante este duro golpe no património natural da cidade”, é referido em comunicado. A petição pela “Cessão imediata do abate de árvores na Guarda”, lançada no dia 2 de Março e que o PAN Guarda se tem esforçado por divulgar, reuniu centenas de assinaturas em pouco mais de 24 horas, dando conta do descontentamento geral da população da cidade.

“Vários cedros já foram abatidos e é agora impossível devolvê-los aos cidadãos da Guarda, a quem verdadeiramente pertenciam. Compete a uma autarquia a importante tarefa de zelar pela preservação do seu património natural, pelo que, o PAN reforça o apelo ao actual executivo da Câmara Municipal da Guarda a revogação desta decisão que acarreta consequências desastrosas e irreversíveis ao património natural da cidade e reitera a sua disponibilidade para colaborar na discussão de soluções ambientais e urbanísticas que não coloquem em causa o património natural do concelho de que os Guardenses tanto se orgulham”, é ainda referido.