Nos dias 15, 16 e 17, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, vai proporcionar aos mais novos (Pré-escolar e 1º CEB), uma iniciativa de incentivo ao gosto pela leitura.

Trata-se de Contos Daqui e Dacolá narrados por Clara Haddad. Uma viagem pelos contos populares de várias culturas, pelos livros interactivos, pelas histórias cantadas, lengalengas e trava-línguas da sabedoria popular.

Com o intuito de abranger os diferentes públicos, a BMEL e a Acção Social da Câmara Municipal promovem no dia 14, Contos inclusivos por Rita Guedes. Uma atividade dirigida aos alunos do 1º CEB, que permite uma experiência de leitura diferente. A partir de uma história, as crianças são levadas a descobrir o mundo das pessoas invisuais e a perceber o sistema de escrita Braille.

Ainda na mesma linha de acção, e a propósito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, nos dias 21, 22 e 23, realiza-se a acção Poesia T.Á.C.T.I.L.

Durante três dias, Rita Guedes vai transcrever para Braille poemas de autores da Guarda, desde Augusto Gil, João Patrício, António Monteiro da Fonseca, José Monteiro e muitos mais. A colectânea ficará depois disponível na BMEL.