Júri escolheu Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada


A candidatura da Guarda Capital Europeia da Cultura 2027 não foi seleccionada para a fase final. O júri escolheu as candidaturas de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.
A decisão foi anunciada, no dia 11 de Março, pelo júri do procedimento numa conferência de imprensa realizada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Recorda-se que na corrida estavam as cidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.
De 8 a 10 de Março, as 12 cidades portuguesas candidatas tiveram a oportunidade de apresentar e defender as suas candidaturas perante um Painel de Especialistas internacional.
A apresentação do Dossiê de Candidatura da Guarda ao título de Capital Europeia da Cultura em 2027 intitulado “Re/Generations, uma Visão de Metrópole Rural” ao júri Europeu, constituído por 12 jurados, decorreu no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, no dia 9 de Março. O dossiê foi apresentado por Pedro Gadanho, director executivo da candidatura, tendo a sessão contado também com a participação do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa. Na ocasião houve ainda sessão de perguntas e respostas.
Recorde-se que a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 foi apresentada como um projecto regional, com o intuito de desenvolver a Beira Interior a partir da sua dimensão cultural. Os promotores pretendiam “criar condições para o desenvolvimento artístico e cultural, social, económico e sustentável”. No dia 11 de Março, e após deliberação do Painel de Especialistas, decorreu também no CCB, uma conferência de imprensa, onde Beatriz Garcia, a presidente do referido Painel, anunciou a “short-list” das quatro cidades que passaram à fase final da competição.
Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada terão agora a oportunidade de acolher as recomendações do Painel de Especialistas e de reverem as suas candidaturas, com vista à selecção final.
A selecção final e o anúncio da Capital Europeia da Cultura 2027 estão previstos que ocorram no fim de 2022.