Segurança


A Guarda Nacional Republicana está a realizar uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres no âmbito das deslocações em viagens de finalistas.
De acordo com a GNR, a operação “Spring Break 2024”, começou com acções de sensibilização junto da comunidade escolar e vai continuar com a fiscalização nas fronteiras de Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António.
O objectivo da operação é a prevenção de comportamentos de risco por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas.
Na primeira fase, que decorre até 24 de Março, a GNR tem promovido acções de sensibilização junto dos jovens, visando a consciencialização e sensibilização dos estudantes para os comportamentos de risco associados “ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares, direccionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade”.
Entre os dias 22 de Março e 7 de Abril, a GNR, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de detecção de droga, em coordenação com a Guardia Civil espanhola, serão efectuadas acções de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António.
A GNR explica que o objectivo é “detectar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens”.