Guarda - Associação de Profissionais de Educação de Infância


A APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância promove, no dia 16 de Novembro, no Salão do Centro Cultural e Social de S. Miguel - Guarda, o III Encontro Regional da Guarda destinando a todos os profissionais de educação de infância e a todos quanto se preocupam com a qualidade educativa nos primeiros anos.
Tendo por base a temática Pedagogia e Aprendizagem na Educação Pré-Escolar, o programa iniciar-se-á com uma conferência da Professora Rosa Madeira, da Universidade de Aveiro, sobre a importância do trabalho com as populações migrantes, com cada vez mais impacto no nosso país, a que se seguirá a comunicação sobre uma das maiores especialistas nacionais em documentação pedagógica, Dr.ª Ana Azevedo, e a prática pedagógica de excelência do Educador Francisco Pacheco, com um currículo invejável de trabalho na utilização das Tecnologias de Informação em contexto de educação pré-escolar, responsável pela implementação do KidSmart em Portugal. A sessão da tarde inclui a comunicação do Professor Miguel Borges, responsável pelo acompanhamento ao Programa Integrado de Promoção da Leitura, um especialista nas questões da literacia e, a encerrar o 3º Encontro, uma extraordinária comunicação da Professora Rita Cordovil, da Faculdade de Motricidade Humana (equipa do professor Carlos Neto), cheia de exemplos práticos (em video) sobre a importância da actividade física e do risco na educação pré-escolar.
Este III Encontro tem por finalidade consolidar a descentralização das actividades da Associação permitindo, por um lado, criar sinergias com os serviços locais e, por outro, permitir que as expectativas e necessidades de formação sentidas pelos profissionais de educação de infância da Guarda possam ter respostas efectivas de qualidade, como é a presente proposta de formação.
A Associação de Profissionais de Educação de Infância, uma associação nacional constituída por profissionais e por pessoas motivadas e interessadas em conhecer a Educação de Infância (0 a 6 anos de idade), foi criada em 1981.
A APEI tem a finalidade de promover o desenvolvimento da identidade profissional dos seus associados, no âmbito da qual contempla a dimensão ética como uma vertente fundamental dessa identidade.
A Associação valoriza o desenvolvimento de uma reflexão profunda e permanente, estimulando a inovação nas práticas educativas e a investigação no âmbito da educação de infância, assim como a sua divulgação, através de acções de formação e encontros formativos, em todo o País.
O III Encontro Regional da Guarda acontece na sequência dos Encontros Regionais ocorridos em 2017 e 2018, e tem o apoio da Freguesia da Guarda.
Os interessados em participar podem fazer a inscrição na página da APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância (www.apei.pt).