Guarda


Na reunião do executivo da passada segunda-feira, dia 14 de Julho, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, deu conhecimento da designação, pela Assembleia Geral, dos novos Conselhos de Administração (CA) das Empresas Municipais Culturguarda e Guarda, Cidade Desporto. Assim, o presidente da Câmara presidirá aos dois CA e terá como vogais, na Culturguarda, a vereadora Ana Isabel e Carlos Condesso e na Guarda Cidade Desporto o vereador Sérgio Costa e Cecília Amaro. De acordo com a proposta aprovada pelo executivo, o representante do Município na Assembleia-Geral da Culturgurada passa a ser o vereador Victor Amaral e na Guarda Cidade Desporto o vereador e vice-presidente Carlos Chaves Monteiro.
Álvaro Amaro explicou que os técnicos da autarquia deixaram de fazer parte dos dois CA, porque “ter-se-ão levantado dúvidas por parte da Procuradoria-Geral da República porque todos os membros dos CA estão obrigados a fazer a declaração de incompatibilidades e há dúvidas jurídicas que foram suscitadas no sentido que técnicos do Município podem não ser membros de CA”. “Há dúvidas, e perante essas dúvidas que me foram colocadas em vez de nós andarmos com mais tempo para afinar e chegarmos a conclusões, nós entendemos que devíamos então alterar os CA das duas Empresas para não criar o menor desconforto a ninguém, como eu tive oportunidade de dizer”, esclareceu.
Em relação aos dois CA, a que passa a presidir, Álvaro Amaro, disse esperar que a situação ocorra “por poucos meses”, uma vez que a autarquia está a “fazer o estudo do caminho que temos que prosseguir em relação a estas duas Empresas depois da recusa do visto do Tribunal de Contas”.