Nome foi escolhido por votação online


A Guarda tem um novo bolo típico, chamado “Dom Sancho”, feito à base de massa folhada de centeio e com recheio composto por creme de queijo Serra da Estrela, que foi apresentado publicamente, na quarta-feira, dia 27 de Agosto, pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, numa cerimónia realizada nos Claustros do Paço da Cultura.
O nome do bolo, que surgiu no âmbito do concurso “Bolo de Cristal”, promovido pela autarquia, foi escolhido por votação online. Segundo Álvaro Amaro, a votação, que decorreu até às 12.00 horas do dia 26 de Agosto, apresentava 3 propostas: “Cristalino”, “Anjo da Guarda” ou “Dom Sancho”. O nome “Dom Sancho”, numa alusão ao Rei Dom Sancho I, fundador da cidade, foi aquele que mereceu a preferência dos cerca de 66 mil cidadãos que participaram na votação via Internet. O nome “Dom Sancho” obteve 33.983 votos, seguindo-se “Anjo da Guarda”, com 29.780 votos, e “Cristalino”, com 2.092 votos, disse Álvaro Amaro.
Na cerimónia de apresentação do nome do bolo, o presidente da Câmara da Guarda também procedeu à entrega do prémio de 500 euros à pastelaria vencedora (a Pastelaria Cristal 98) e de cheques de 100 euros e de certificados de participação às restantes 12 pastelarias concorrentes. Na ocasião, o autarca também cedeu a receita do bolo vencedor a todos os concorrentes e disse esperar que todas as pastelarias da Guarda o confeccionem e vendam aos residentes e também aos turistas que visitarem a cidade mais alta do país.
O bolo vencedor do concurso “Bolo de Cristal”, que foi revelado no dia 19 de Agosto, no decorrer de um programa da RTP emitido a partir da Guarda, foi escolhido entre as 13 pastelarias que apresentaram as suas propostas para apreciação e degustação de um júri, que era constituído pelo Chefe Valdir Lubave, pela Chefe Rita Neto, pela Chefe Sónia Ponte e por António Melo, docente da Escola de Hotelaria de Seia.
“Eu quero é que todos possam, amanhã, ter a possibilidade de comer o bolo «Dom Sancho» em todas as pastelarias que queiram confeccioná-lo”, desejou Álvaro Amaro na cerimónia de apresentação do nome do pastel que passou a ser uma referência da Guarda. Na ocasião, o autarca lançou também o desafio aos empresários da restauração para que incluam o novo bolo nas suas ementas e para que, até ao Verão de 2015, apresentem propostas relacionadas com a realização de um Festival Gastronómico, para que a Guarda possa atrair visitantes pela vertente gastronómica, como acontece em outras regiões do país. “Ajudem-nos a pensar, para se criar uma saudável competição, uma coisa parecida com uma Semana da Gastronomia”, desafiou.
Até à passada quarta-feira, o “Dom Sancho” apenas era produzido pela pastelaria Cristal 98, que vende a unidade a 90 cêntimos. A proprietária, Sandra Almeida, disse que desde a sua apresentação, no dia 19 de Agosto, o novo bolo típico da Guarda estava a ter “bastante saída”. “Esgota praticamente todos os dias”, referiu, observando que já é procurado por residentes na cidade e “por muita gente de fora”. “Há muitos reincidentes. Não é só a descoberta, mas pessoas que têm ido buscar bolos praticamente todos os dias”, disse ao Jornal A Guarda.
A responsável contou que na confecção do bolo procurou inovar e utilizar o centeio e o queijo Serra da Estrela, que são “ingredientes que fazem parte da cidade” da Guarda. “A minha ideia era fazer uma coisa completamente diferente daquilo que temos no mercado”, explicou. Sandra Almeida referiu que na sua pastelaria os bolos são vendidos à unidade, embora adiantasse que a Câmara Municipal tenciona comercializar caixas que levam entre 6 a 12 unidades. Entretanto, para quem não goste de queijo (como é o caso do presidente da Câmara da Guarda), a Pastelaria Cristal 98 tem outra versão do “Dom Sancho” que “é feita sem queijo, só com ovos moles”, revelou Sandra Almeida.