Guarda


As comemorações do Dia da Cidade da Guarda, 27 de Novembro, vão contar com a presença dos Secretários de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, na conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo, realizada na sexta-feira, dia 7 de Novembro, na Torre de Menagem.
As actividades comemorativas começam pelas 10.30 horas, com o Hastear da Bandeira, na Praça do Município, com a presença da Banda de Famalicão da Serra e dos Bombeiros Voluntários Egitanienses. Segue-se, pelas 10.45 horas, na Sala António de Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho, a sessão solene evocativa do 815.º Aniversário da Cidade da Guarda, com intervenções do presidente da autarquia, Álvaro Amaro, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho Rodrigues, e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Para as 14.00 horas daquele dia está marcada a inauguração do Arrelvamento Sintético do Campo de Jogos do Zambito, com a presença do Secretário do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro. A obra de arrelvamento sintético do Campo de Jogos do Zambito custou 347 mil euros mais IVA. A intervenção, que foi projectada pelos técnicos da autarquia, contemplou o redimensionamento do campo de jogos já existente, a colocação do relvado sintético e a duplicação dos balneários, entre outras obras. O investimento permitirá dotar a cidade com um relvado sintético e colmatar uma lacuna existente.
As comemorações do Dia da Cidade da Guarda prosseguem pelas 18.00 horas, na Igreja da Misericórdia, com um concerto pelo Conservatório de Música de São José. Uma hora depois, a Câmara da Guarda procede à ligação da iluminação de Natal e, às 21.30 horas começa no Teatro Municipal da Guarda (TMG) um concerto da cantora Simone de Oliveira.
O 815.º aniversário da Cidade da Guarda será ainda assinalado, no dia 28 de Novembro com a inauguração, pelas 18.00 horas, na Galeria de Arte do Paço da Cultura, da exposição de fotografia “Transversalidade” e o lançamento do catálogo “Transversalidades - Fotografia sem fronteiras”. Nos dias 28 e 29 de Novembro o TMG acolhe um espectáculo comunitário, designado “Guardadores”, que contará com a participação de jovens guardenses e de colectividades do concelho.