Instituto Politécnico da Guarda
Curso de Engenharia Informática
acreditado por cinco anos


Na sua opinião, esta acreditação “implica uma maior responsabilidade, no sentido de desenvolvermos uma melhoria contínua da nossa qualidade, do nosso ensino, melhorarmos os novos projetos que vamos desenvolver e aprofundar a ligação às empresas.”
O Presidente do Politécnico da Guarda, Constantino Rei, considerou que isto representa a concretização dos objetivos “sempre procurados desde o início: afirmar o IPG pela qualidade. Quando vemos que a acreditação é concedida por um período de cinco anos, é o reconhecimento externo, neste caso pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, de que o curso reúne todas as condições para poder funcionar e que tem qualidade mais do que suficiente, pois esta acreditação é pelo período máximo que pode ser conseguida”.
Segundo Constantino Rei, “isto dá todas as garantias aos agentes externos, aos alunos, à sociedade em geral de que, de facto, o curso de engenharia informática tem todas as condições para formar bons profissionais”. O Presidente do IPG realçou, ainda, “que não é apenas este curso de engenharia informática que recebeu esta acreditação, por um período tão alargado, mas também outros”.
O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda manifestou a sua convicção de que este processo vai continuar, “pois tem havido um grande empenho na qualidade e o IPG é o segundo politécnico do país a ter o Sistema Interno de Garantia de Qualidade já acreditado pela Agência”. Constantino Rei defendeu que “a afirmação pela qualidade é o único caminho que pode garantir a sustentabilidade, no futuro”.
Satisfeitos mostraram-se também os alunos de Engenharia Informática com esta acreditação do seu curso. Hristiyan Stefanov, um dos alunos contactados, disse-nos que este “é um curso com qualidade, tem um bom corpo docente e bons laboratórios”.
Para Miguel Campos esta acreditação é mais uma prova de que o ensino politécnico oferece formação com qualidade. “Este curso aborda áreas imprescindíveis para uma experiência laboral facilitada e principalmente frutífera. Aliás as condições do IPG são ótimas em termos de espaço e de equipamentos. Acho que esta acreditação era uma questão de tempo. Estou muito orgulhoso pelo curso que estou a tirar aqui no Politécnico da Guarda”.
Ruben Ventura, outro aluno do curso de Engenharia Informática, afirmou-nos que esta acreditação da A3ES é mais um “selo de qualidade atribuído ao Politécnico da Guarda. Vem fortalecer a boa escolha que fiz para a minha formação.
Sandro Marques, aluno e estudante trabalhador, disse-nos que “esta acreditação é uma mais valia e projeta ainda mais este curso”.