Guarda


O Município da Guarda, em colaboração com as paróquias do arciprestado Guarda-Manteigas, vai promover vários Concertos de Natal na Aldeia, em todas as freguesias do concelho, e a iniciativa “Natal na Cidade”, com concertos de Natal nas igrejas da cidade.
O primeiro Concerto de Natal na Aldeia é esta quinta-feira, dia 1 de Dezembro, pelas 15.00 horas, com os “Christmas Carols”, na freguesia de Faia, e que conta com César Prata (guitarra, bouzouki, harpa e voz) e Maria Isabel Mendonça (violino e voz principal).
Este concerto vai passar, no mesmo dia, nas freguesias de Cavadoude (17.00 horas), Porto da Carne (19.00 horas) e Vila Cortês do Mondego (21.00 horas).
Este concerto também será apresentado nas freguesias de Aldeia Viçosa, Sobral da Serra, Avelãs da Ribeira e Alvendre no dia 8 de Dezembro, e em Benespera e Vale de Estrela no dia 16 de Dezembro.
No dia 2 de Dezembro estreia a iniciativa “Natal em Portugal”, concertos com temas da tradição oral portuguesa oriundos de diversas regiões do país. Serão apresentados nos dias 2 (Arrifana - 19.00 horas e Marmeleiro – 21.00 horas), 3 (Adão, Vila Fernando, Pousade e Rochoso), 10 (Jarmelo S. Miguel e S. Pedro, Gonçalbocas e Casal de Cinza), 17 (Fernão Joanes, João Antão, Meios e Trinta) e 18 de Dezembro (Codesseiro, Rocamonde, Misarela e Vila Franca do Deão).
De 4 a 18 de Dezembro, Rogério Pires apresentará concerto de guitarra em catorze freguesias do concelho da Guarda, onde irá apresentar diversos temas clássicos, originais e temas do cancioneiro tradicional.
A 4 de Dezembro, os Concertos de Guitarra vão estar em Valhelhas, Famalicão da Serra, Seixo Amarelo e Vela e no dia 9 em Videmonte e Maçainhas. Já no dia 11 realizam-se em Pera do Moço, Pêga, Santana d’Azinha e Ramela. No 18 de Dezembro, será em Vila Garcia, Castanheira, Panoias e Aldeia do Bispo.
Entre 3 e 23 de Dezembro, há concertos “Natal na Cidade”, na Sé Catedral da Guarda, Igreja de São Vicente, Igreja da Misericórdia, Igreja do Bonfim, Capela do Mileu, Igreja de São Miguel e Igreja da Sequeira.