Guarda


A Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de S. José da Guarda apresenta-se a 29 de Abril (quarta-feira) no Grande Auditório do TMG, pelas 21.30 horas. “Jovens solistas, do barroco ao clássico” é o título do programa que terá a direcção musical de Gustavo Delgado e que contará com a participação dos solistas Inês Aguiar (guitarra), Gonçalo Adriano (violino), Mariana Lisboa (guitarra) e Matilde Andrade (piano).
Este concerto é o culminar de um percurso académico que em breve dará lugar a uma nova etapa na vida dos solistas que agora concluem o ensino secundário no Conservatório de Música de S. José da Guarda e que têm vindo a apresentar-se regularmente na região, conquistando prémios de interpretação nacionais e internacionais.
Desenhando um caminho do período barroco ao clássico e passando pela música portuguesa, o programa põe em destaque a guitarra- com dois concertos de Vivaldi inicialmente escritos para alaúde (RV93 em Ré Maior) e bandolim (RV425 em Dó Maior), o piano- com um Concerto de Carlos Seixas originalmente composto para cravo- e o violino com o primeiro andamento do celebrado 3º Concerto para violino e orquestra KV 216 de Mozart, encerrando com o primeiro andamento da Sinfonia nº 44 de Haydn, que ficou conhecida como sinfonia “Fúnebre” devido a uma história em que se diz que o compositor terá manifestado a vontade de que o respectivo andamento lento fosse tocado no seu funeral (hipotético desejo que não veio a concretizar-se).