Guarda


A XXII edição do Curso de Verão, subordinada ao título genérico “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”, terá lugar entre os dias 28 de Junho e 2 de Julho. Esta iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos Ibéricos, enquanto plataforma de intercâmbio, debate e difusão de conhecimentos sobre os territórios e as culturas ibéricas.
O Curso de Verão contará com Conferências, Comunicações, Painéis de Debate e Trabalhos de Campo, eventualmente virtuais.
As apresentações e os debates serão estruturados em torno dos seguintes temas: Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade; Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais; Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.
O Curso integra duas visitas de estudo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.
O Curso será certificado com 3 ECTS (25 horas) pela Universidade de Coimbra com apoio PRR.
Será também creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formácion Permanente, com 30 horas.
O Curso é Coordenado por Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra e Maria Isabel Martín Jiménez, da Universidade de Salamanca.