Guarda
Cavaco Silva inaugurou novo Centro Tecnológico da COFICAB

O Presidente da República inaugurou, na tarde de segunda-feira, dia 9 de Junho, o novo Centro Tecn

ológico (Technical Center) do grupo COFICAB, instalado em Vale de Estrela, no concelho da Guarda. No novo Centro estão situados os Serviços Centrais de Apoio às várias instalações produtivas de que o grupo dispõe em vários países, de acordo com João Cardoso, director-geral da COFICAB Portuguesa.
O Centro Tecnológico instalado na Guarda tem por missão “desenvolver novos produtos para aplicação na indústria automóvel, que tenham vantagens técnicas, económicas ou ambientais em relação aos de uso corrente”. É uma unidade independente da estrutura produtiva da empresa, apenas dedicado ao Desenvolvimento e Inovação, segundo o responsável. Está inserido numa empresa industrial, logo, após o processo de desenvolvimento de um novo produto, o mesmo é apresentado aos construtores automóveis com a finalidade de se obter a homologação dos mesmos. “Após obtida a homologação, faz ainda parte da missão do Departamento de Investigação, a transferência do know-how para as diversas Unidades Produtivas do Grupo”, indicou João Cardoso.
No Centro Tecnológico da Guarda, trabalham duas dezenas de técnicos superiores. Existe ainda um Pólo associado a este Centro, que está a ser instalado na Tunísia “e que se irá dedicar exclusivamente à pesquisa na área dos materiais condutores”. A COFICAB também tem, na Alemanha, um Centro Técnico de Apoio ao cliente, que estabelece um contacto diário com os construtores alemães, tanto para a resolução de problemas, como para a apresentação dos produtos inovadores concebidos no Centro Tecnológico da Guarda.
Naquela unidade é também prestado apoio técnico às unidades produtivas, em produtos que estejam em produção série e que eventualmente necessitem de formação dos recursos humanos afectos à produção dos mesmos, ou ajustes nos processos de produção.
O Technical Center do grupo COFICAB tem parcerias com instituições como as Universidades do Minho, de Vigo e de Munique, o Instituto Politécnico da Guarda, o Instituto GAIKER (Bilbao/Espanha) e vários laboratórios independentes na Alemanha, na Suécia e na França.
Em relação aos resultados obtidos, de acordo com o director-geral, a COFICAB é considerada pelos clientes como sendo “a empresa mais inovadora do sector”. Tem estabelecido várias parcerias directas com os construtores automóveis para desenvolver novas soluções tecnológicas como fios 0,13mm² para aplicação CAN BUS (interligação dos sensores de um automóvel com o processador central), com a MERCEDES; cabos blindados para aplicação em veículos eléctricos/híbridos com o Grupo PEUGEOT CITROEN; cabos com condutores em alumínio e isolados a silicone, também com a MERCEDES e com a AUDI.