Guarda


A Casa de Saúde Bento Menni das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, na Guarda, promoveu as V jornadas “Saber envelhecer” nos dias 14 e 15 de Outubro.
Ao longo dos dois dias das jornadas, que juntaram algumas centenas de pessoas, foram debatidos assuntos relacionados com as pessoas idosas.
A sessão de abertura foi presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
A primeira conferência abordou o tema “A idade e a doença mental”.
Seguiu-se uma mesa-redonda sobre “A idade e a doença mental - Novas respostas” (ambulatório em psicogeriatria, projecto de intervenção precoce, histórias de vida na velhice). Os conferencistas também falaram sobre: a diabetes no idoso, intervenções não-farmacológicas (musicoterapia na demência, intervenções assistidas por animais, papel das universidades sénior), Investigação aplicada em Psicogeriatria (discriminação social, abuso e negligência em pessoas idosos, efeito de um programa de exercício físico em idosos institucionalizados, capacidade funcional e factores associados em utentes psicogeriátricos).
O segundo dia foi dedicado ao tema “A arte de envelhecer”, seguido da última mesa-redonda “O idoso na comunidade” dedicada ao idoso em casa; as novas tecnologias e a reabilitação neuropsicológica.
Os trabalhos decorreram no Auditório da Casa de Saúde Bento Menni e contaram com a colaboração da Câmara Municipal da Guarda, Instituto IHSCJ, Instituto Politécnico da Guarda, ULS Guarda, Universidade da Beira Interior – Covilhã.