Teatro Municipal da Guarda


O Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda foi pequeno para acolher todos os que quiseram assistir ao espectáculo do Cantar das Janeiras, no último Domingo, 5 de Janeiro. A iniciativa juntou 17 grupos de cantares de colectividades e associações de freguesias do concelho da Guarda.
Em palco estiveram cerca de 350 elementos dando vida a um espectáculo comunitário, com direcção artística de Edgar Valente e Ricardo Coelho. Participam nesta edição os seguintes grupos: A.D.C. Alfarazes (Grupo de Concertinas Gotinha de Água), Associação da Sequeira (Grupo de Cantares da Sequeira), Centro Cultural Guarda (Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda), Centro Cultural e Social do Marmeleiro (Grupo de Cantares do Marmeleiro), A.C.D. Rapoula (Grupo de Cantares da Rapoula), Grupo Coral Pedras Vivas, Grupo de Cantares da Arrifana, Centro Social Póvoa do Mileu (Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu), Grupo Social Desportivo Quinta de Gonçalo Martins (Grupo de Cantares Vozes da Quinta), NDS (Grupo de Cantares A Mensagem de São Miguel), Centro Cultural de Famalicão da Serra (Grupo de Cantares Cantarinhas de Famalicão da Serra), Rancho Folclórico Casa de Saúde Bento Menni (Ó da Guarda), Grupo de Cantares das Lameirinhas, Grupo de Cantares da Faia, Grupo Coral de Maçainhas, Grupo de Cantares Sete Vozes de Vila Fernando.
No final do espectáculo, o presidente da autarquia subiu ao palco para agradecer a todos os intervenientes a envolvência na iniciativa que já se tornou um símbolo da Guarda.
Carlos Chaves Monteiro admitiu a realização de duas sessões do espectáculo das janeiras no próximo ano, de maneira a que todos os interessados possam assistir. Com o Grande Auditório sempre esgotado desde a primeira edição, a autarquia pondera agora um novo formato para uma tradição que saltou das ruas e das instituições de solidariedade social para dentro do Grande Auditório.
No final do espectáculo, o Presidenta da Câmara entregou um cheque no valor de 250 euros, a cada instituição participante. A bilheteira reverteu a favor da Aldeia SOS da Guarda.