Guarda


A Câmara Municipal da Guarda aprovou na última reunião, com a abstenção dos vereadores do PS, a proposta de revogação da deliberação do executivo municipal de 8 de Abril de 2013 relativa à ratificação do protocolo de cooperação celebrado com o Município de Covalima, em Timor Leste.
O presidente da autarquia, Álvaro Amaro, justificou a decisão “porque não é possível, na nossa opinião, cumprir em toda a sua extensão aquele protocolo”. “Nós não estamos em condições técnicas, financeiras, de mandar técnicos para Timor, porque isso envolve despesas elevadas por parte do Município”, justificou. No entanto, referiu que o Município da Guarda “está totalmente disponível para receber estagiários de Covalima ou de qualquer outra cidade de Timor Leste”. “Estamos disponíveis para, nos vários domínios da gestão autárquica, possamos trocar informações e, se for necessário a deslocação de um especialista. Um protocolo com aquela profundidade nós não estamos em condições de o executar nesta altura, porque evolve despesas que podem ser muito elevadas”, concluiu.
Os dois vereadores do PS, José Igreja e Joaquim Carreira, abstiveram-se na votação por considerarem que “a ligação que possa existir a um país tão longínquo como este, mas que tem uma dimensão fundamental para Portugal que é a língua portuguesa, que devia manter pelo menos uma ligação cultural, técnica, passível de poder beneficiar a vivência democrática daquela cidade”. “A Câmara tomou a decisão de acabar com o protocolo de colaboração celebrado com a Câmara anterior”, disse José Igreja.