Inscrições até ao dia 25 de Julho


Com o objectivo de promover a tradição gastronómica do concelho, incentivando a inovação, criatividade e o sentido empreendedor, a Câmara Municipal da Guarda convida as pastelarias e pasteleiros(as) locais a apresentarem um bolo original, associado à nova identidade corporativa do Município: o cristal.
O regulamento do Concurso Bolo “Cristal da Guarda” refere que os candidatos têm total liberdade no projecto a executar e podem mesmo sugerir o nome do bolo.
Podem concorrer as pastelarias e pasteleiros (as) do concelho da Guarda, a título individual ou em grupo e cada concorrente, individual ou agrupado, só pode apresentar um trabalho a concurso. Os concorrentes terão liberdade de escolha na selecção dos ingredientes para a confecção, decoração e apresentação dos bolos, desde que cumpram as normas legais de segurança alimentar.
Ainda segundo o regulamento, os critérios de avaliação do júri são a originalidade, a degustação, a apresentação e a viabilidade de representação do concelho na área da doçaria de produção/comercialização.
O júri será constituído por elementos de reconhecida idoneidade e a divulgação pública dos resultados realizar-se-á no dia 19 de Agosto, em hora e local a indicar. Só é atribuído prémio ao vencedor, mas todos os participantes terão direito a um Certificado de Participação.
A inscrição no concurso é gratuita, devendo ser apresentada até ao dia 25 de Julho.
São objectivos do Concurso Bolo “Cristal da Guarda” incentivar a tradição gastronómica do concelho, desafiando as pastelarias, e pasteleiros (as) locais, a criar um bolo associado à identidade da Guarda; incentivar a inovação, a criatividade e o sentido empreendedor para a criação original de um bolo com cunho regional; desenvolver um produto de referência para a produção intensiva e respectiva comercialização, que possa efectuar a representação e promoção do concelho na área da doçaria; e promover e incrementar a economia das pastelarias e pasteleiros (as) locais.