Guarda

A Câmara Municipal da Guarda promove, pela primeira vez, o Orçamento Participativo Jovem, um concurso de ideias que tem como objectivo a definição de prioridades de investimento municipal, através de consulta à população mais jovem do concelho.
Nesta primeira edição, a autarquia contará com um universo de cerca de 1.600 alunos do ensino secundário regular e profissional, numa parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho e da Escola Profissional da Guarda.
Os jovens são desafiados a identificar, debater e atribuir prioridades a projectos considerados de superior interesse para o concelho. A ideia vencedora contará com 10 mil euros para a sua concretização, valor inscrito no Orçamento Municipal de 2015.
O Orçamento Participativo Jovem da Guarda pretende promover a responsabilidade individual e colectiva face aos desafios do desenvolvimento da cidade e do concelho, motivando os jovens para uma cidadania activa, e gerando um modelo mais próximo das necessidades e expectativas dos munícipes, de acordo com a autarquia. Nesta primeira fase, a Câmara Municipal da Guarda promove a participação intensiva e generalizada ao nível de turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, de onde sairão as primeiras “nuvens de ideias”.