Guarda


O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, espera que até ao final do ano de 2014 a autarquia decida o futuro das Empresas Municipais Culturguarda (que gere o Teatro Municipal) e da Guarda, Cidade Desporto (que gere as Piscinas Municipais). “Eu tenho como objectivo que até ao final do ano tudo vai estar decidido por nós”, garantiu o autarca na sexta-feira, dia 29 de Agosto, na conferência de imprensa de apresentação da programação do Teatro Municipal da Guarda para os meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.
Recorde-se que o Tribunal de Contas (TC) chumbou a fusão das duas Empresas Municipais que dariam lugar a uma nova entidade, como foi proposto pelo anterior executivo socialista. Com a rejeição do processo de fusão pelo TC, a autarquia está a estudar uma solução “de modo a definirmos o melhor caminho que resultará da reflexão que estamos a fazer e também no quadro das leis da República”.
No entanto, Álvaro Amaro assegura que a decisão que vier a ser tomada terá sempre a ver com “a melhor prestação dos serviços e a melhor gestão”. Em relação ao futuro dos cerca de 70 trabalhadores, uma vez que a proposta do anterior executivo do PS propunha o despedimento de 30 funcionários, o presidente da Câmara Municipal da Guarda foi claro: “Eu não fui eleito para despedir ninguém. Eu herdei um processo que chumbou no TC que despedia 30 pessoas, mas também fui eleito para gerir o melhor possível”.