Guarda


Resgatar 47 refugiados ucranianos, a partir da capital da Polónia, é o grande objectivo da missão que está a ser promovida pela Câmara da Guarda. No último sábado, 5 de Março, saiu da Guarda um autocarro da Viúva Monteiro, rumo a Varsóvia, onde terá à espera um grupo de refugiados da guerra provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia.
No autocarro seguiram 4 motoristas (para não haver paragens), duas tradutoras ucranianas, um médico e uma enfermeira. Na bagagem também seguiram bens essenciais, cobertores e produtos de farmácia.
Esta acção está a ser feita em articulação entre o Município da Guarda e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado da Internacionalização, através do seu secretário de Estado, Eurico Brilhante Dias.
Sérgio Costa adiantou ao jornal A GUARDA que “o autocarro saiu da Guarda a caminho da Polónia para podermos resgatar 47 pessoas, que estão à espera de melhores dias, em Varsóvia ou numa qualquer cidade junto à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia”.
O Presidente da Câmara da Guarda destacou a importância deste gesto lembrando que “hoje são eles, amanhã somos nós” a precisar de ajuda. E acrescentou: “Tal como em 1974, muitos ousaram fazer evacuar pessoas das ex-colónias portuguesas também, hoje, nós temos que honrar a nossa memória, como seres humanos e solidários que somos, como europeus que somos, e evacuarmos o mais rápido possível essa gente que simplesmente quer fugir para um local onde tenha paz, onde tenha sossego e onde possa reerguer a sua vida”.
Adiantou que a lista, das pessoas que vêm para Portugal, é constituída, na sua maioria, por mães e crianças. “São mães com os seus filhos que abandonam o seu território, o seu pai, o seu marido, o seu avô, porque esses tiveram de ficar no combate, na guerra, contra um qualquer tirano que ousa enfrentar o Mundo”, considerou Sérgio Costa.
E acrescentou: “Nós queremos acolher toda essa gente e esperemos que num futuro próximo toda essa gente possa regressar aos seus territórios para viver em paz e harmonia”.
Numa primeira fase, os 47 refugiados ucranianos vão ficar alojados no Centro Apostólico, na Guarda.