Guarda


“Estamos a assumir a gratuidade dos transportes escolares até ao 12º ano”, disse o Presidente da Câmara da Guarda, na última reunião, antecipada para 21 de Setembro. Sérgio Costa disse que com esta medida “o município está a fazer um esforço financeiro de 150 mil euros”. Garantiu que, desta forma, a autarquia “está a tratar todos os estudantes da mesma forma”. Sérgio Costa referiu que a autarquia “quis ir mais além da lei” lembrando que pela legislação “os municípios estão apenas obrigados a custear os passes até ao 9.º ano, comparticipando 50% até ao 12.º ano para os estudantes que residam em meio rural”.
Este ano lectivo, a Câmara Municipal da Guarda vai assegurar a despesa com os passes escolares aos alunos do 1.º ciclo até ao ensino secundário, em todo o concelho, num investimento de 400 mil euros. A medida foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal.
“Assumimos para este ano lectivo que os transportes escolares até ao 12.º ano em todo o concelho serão realizados de forma gratuita para os nossos alunos. Seja na zona rural, seja na cidade”, disse Sérgio Costa. Considerou que se trata de uma decisão “muito importante” e “inovadora”.
O autarca disse que se trata de “uma medida equitativa” para que todos os alunos possam ter as condições de acesso ao ensino e que “ajuda também a uma maior mobilidade”.
Sérgio Costa referiu que o investimento está enquadrado no orçamento municipal e assegurou que vai ser verificado o “impacto financeiro desta medida”.