Guarda


A Câmara Municipal da Guarda aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, realizada na segunda-feira, dia 9 de Maio, o Projecto de Regulamento Municipal para Atribuição de Comparticipação em Medicamentos aos munícipes com menores recursos financeiros.
No final da reunião, o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, explicou aos jornalistas que o Projecto de Regulamento Municipal vai ficar 30 dias em apreciação pública. O autarca explicou que a intenção do executivo que lidera é “comparticipar em 80% por pessoa, todos os medicamentos prescritos pelo médico” do Serviço Nacional de Saúde. Referiu que a medida é justificada por verificar que quando ocorrem situações económicas débeis nas famílias, “por norma, se corta na comida ou nos medicamentos”. “É uma coisa que me incomoda muito e, por isso, vamos lançar este mecanismo”, que envolve as farmácias do concelho da Guarda, para ajudar pessoas que estão em situação económica difícil, justificou. “Eu prometi isso aos guardenses (na campanha eleitoral das eleições autárquicas de 2013), por isso, vou cumprir”, rematou.
Álvaro Amaro anunciou ainda que a Câmara Municipal da Guarda decidiu ajudar as 12 situações mais prementes do concelho em termos de habitação. “A Câmara vai lá fazer as obras. Estamos a falar de mais de 100 mil euros de obras que vamos fazer em casas de várias Freguesias onde não há condições mínimas de habitabilidade”, afirmou. Disse que o levantamento da autarquia, ao nível do concelho, está feito e que foram identificadas 12 situações de “necessidade extrema”.